Tradutor / Translate

segunda-feira, 26 de julho de 2010

VERGONHA NO DESPORTO NACIONAL

Presidente da FPPA Ex. Sr. Manuel Novo

O que são os SportAccord Games!

É uma organização onde figuram todas as Federações internacionais de maior prestigia no mundo, representantes de modalidades Olímpicas e não Olímpicas.

Aqui podem encontrar a lista de Membros na página da organização.



Como é sabido, encontram-se nos Jogos Olímpicos algumas modalidades de combate que não representam de nenhum modo os desportos de combate. Não quero com isto dizer que quem lá está o não mereça mas apenas que dificilmente os Jogos Olímpicos poderiam abarcar as várias modalidades de combate que poderiam dar um panorama mais fiel do que existe no mundo em matéria de Desportos de combate ou Artes Marciais.
Surgiu por isso, a ideia de realizar uns Jogos (Olímpicos) dos desportos de combate de 4 em 4 anos como os próprios Jogos Olímpicos. É assim que aparece este ano, pela primeira vez os SPORTACCORD COMBAT GAMES a realizar em Pequim, nas instalações utilizadas pelos Jogos Olímpicos de 2008.
A importância deste evento é tanta quanto aquela que as pessoas lhe quiram dar. Certo é que dificilmente um atleta consegue aceder a eles já que tem que passar por uma dificílima classificação. Exemplo dessa dificuldade é o caso do Pankration onde só os oito melhores atletas do mundo foram classificados. Lamentavelmente, não haverá atletas portugueses de outras modalidades presentes, para ajudar a engrandecer o nome do nosso país.
Essa tarefa fica assim entregue a um atleta de Pankration e de outra modalidade que conseguiram essa classificação. No nosso caso, o Atleta de Pankration irá a estes mundialmente importantes jogos sem a presença do seu treinador já que a nossa federação não possui capacidade financeira para custear essas despesas. Estamos certos que nenhum outro atleta de nenhum outro país será sujeito a esta privação! mas nós somos portugueses e isso já não nos surpreende. Estamos habituados a vencer todas as dificuldades e estar nos grandes palcos mundiais, ombrear com os melhores sem a mínima condição de trabalho. Esta será apenas mais uma das dificuldades que venceremos.
O Sérgio Lousa é já um herói mesmo que não passe a primeira fase. Não foi fácil apurar-se com a ajuda do treinador e mais difícil será enfrentar novamente os melhores atletas mundiais num mundo desconhecido sem o apoio de ninguém.
Este atleta estará em Pequim 8 dias, com uma cultura muito diferente da nossa, com uma língua para ele desconhecida, antes de efectuar o primeiro apuramento, sem poder pelo menos manifestar a ninguém o seu estado de espírito.Terá, alem disso de pedir a um treinador de outro país que o represente no tapete já que não poderá entrar no tapete do jogo sem um treinador.

Assim vivemos a aventura da alta competição em Portugal.

Manuel de Jesus Novo (Presidente da FPPA)

1 comentário:

  1. Não se pode entender isto! Como é possível não apoiarem estes atletas que conseguem classificação para participar em Jogos de este nível e apiara espectáculos deprimentes para o homem como são alguns espectaculos de combate que as nossas televisões mostram, onde não há qualidade nenhuma e mostram apenas sangue.

    ResponderEliminar